6/22/2011

UM CÃO ANDALUZ + A IDADE DO OURO — O Dia Seguinte


80 anos depois da (muito) polémica estreia de UM CÃO ANDALUZ, em Paris, provoca genuíno deleite cinéfilo escutar, numa plateia contemporânea, murmúrios de horror àquela icónica sequência de um olho a ser rasgado no início do filme. O mesmo se aplica à audição de espontâneas e incrédulas gargalhadas soltadas perante o "blasfemo" desenlace de A IDADE DO OURO. Emoções básicas da Sétima Arte que Luis Buñuel explorou, até aos anos 70 do século passado, em mais de 30 películas, as quais tiveram a sua génese nestes dois bastiões do Cinema Surrealista, intemporais na capacidade de gerar uma óptima soirée cinematográfica.

Em argumentos profundamente influenciados pela concepção freudiana da associação livre de ideias (logo, qualquer um formula a opinião que melhor ou pior lhe convier), pouco adianta esboçar significados e interpretações acerca de UM CÃO ANDALUZ ou de A IDADE DO OURO. Afinal de contas, Buñuel chegou a afirmar que «nada, nestes filmes, simboliza coisa alguma; o único método para a sua investigação seria a psicanálise». Apenas se consegue identificar, com convicção, os temas que caracterizaram toda a filmografia de Buñuel: um feroz anti-clericalismo, a absoluta recusa ao politicamente correcto, a implacável crítica à luta de classes e, finalmente, uma estarrecedora visão da própria condição humana.


O poder destes dois filmes — e de toda a carreira de Luis Buñuel — não se encontra nos temas, mas sim nas imagens. São estas que causam sensação indelével no espectador e, portanto, só me resta deixar uma calorosa sugestão: se nunca viram UM CÃO ANDALUZ ou A IDADE DO OURO, façam-no o mais depressa possível. Na passada segunda-feira, o 9500 Cineclube proporcionou essa hipótese; se não usufruíram, "pouca sorte"...

Samuel Andrade.

Nota: este texto reflecte apenas a opinião do autor, não representando a visão geral do 9500 Cineclube.

Sem comentários:


rings