6/17/2011

ADRIANA — O Dia Seguinte


Para quem se sente minimamente familiarizado com as regras inerentes à construção de uma história (seja ela romance ou argumento de cinema), depressa enumerará os mecanismos que a mesma terá de seguir com o intuito de uma satisfatória apreensão pelo seu leitor/espectador. E, na Sétima Arte, a comédia — pelas palavras da realizadora Margarida Gil, onde ADRIANA se encaixa — é, quase sem expecção, o género que maior carência tem de seguir esses "cânones".

Neste sentido, ADRIANA constitui-se como resposta e solução para o estigma da "deficitária" qualidade dos argumentos no cinema português. Existe aqui, sem dúvida, o desejo de traçar uma oposição entre a pureza/inocência do meio rural e os constantes perigos e ameaças de ambientes citadinos, mas Margarida Gil não segue propriamente esse caminho. Aliás, nunca se percebe qual o rumo que o filme pretende adoptar. E este carácter aleatório e descoordenado domina não só o argumento, como também os diálogos (que vão do competente ao enfadonhamente pretensiosos) e na construção de personagens (que, na sua maioria, não são mais do que caricaturas).



Do igualmente desequilibrado elenco, apenas Ana Moreira se destaca (confirmando tratar-se de um dos nomes proeminentes da nova geração de actores portugueses), esforçada em extravasar as limitações e incongruências (se Adriana é nativa de um local subjectivamente identificado como Ilha, para quê aquela "algaraviada" desconexa de sotaques?) da sua personagem.

No cômputo geral, ADRIANA possui um ritmo interessante de montagem e uma — sempre idónea — direcção de fotografia assinada por Rui Poças (com excelente recurso às fulgurantes paisagens açorianas). Portanto, não é pelos seus aspectos técnicos que o cinema português há-de ser menor em comparação com filmografias americanas ou europeias. O desinteresse popular existe sempre que um argumento desafiar (para não referir "desconsiderar" ou "desvirtuar"), pela negativa, a estrutura básica da sua composição. E ADRIANA não passa da mediania precisamente por esse facto.

Samuel Andrade.

Nota: este texto reflecte apenas a opinião do autor, não representando a visão geral do 9500 Cineclube.

Sem comentários:


rings