6/20/2011

SESSÃO 80

::: CICLO HISTÓRIA DO CINEMA :::

UM CÃO ANDALUZ (1929) + A IDADE DO OURO (1930), de Luis Buñuel

. UM CÃO ANDALUZ


Inédito comercialmente em Portugal mas com múltiplas exibições em cineclubes e sessões culturais a partir dos anos 50. Foi sonorizado em 1960 por Les Grands Films Classiques, segundo as indicações de Buñuel, com fragmentos da ópera Tristão e Isolda de Richard Wagner e tangos argentinos. Foi restaurado em 1993, pelo Fundo Luis Buñuel, em Paris, e pela Kunst-und-Ausstellungshalle der Bundesrepublik, Alemanha.

SINOPSE: Um homem afia uma lâmina de barbear, antes de com ela cortar o olho de uma mulher jovem e impassível. Um ciclista cai. Uma mulher e um homem observam um andrógino e uma mão cortada, e depois acariciam-se. Passado um ano, chega outro homem que ordena ao primeiro que saia da cama. Tudo acaba numa praia onde a mulher encontra um terceiro homem.

. A IDADE DO OURO


O filme esteve proibido em Portugal até ao 25 de Abril. Foi apresentado pela primeira vez, na Cinemateca Portuguesa, a 16 de Junho de 1982, integrado no Ciclo “Filmes e Censura” no Cinema Quarteto. A obra foi restaurada em 1993 pelo Centro Georges Pompidou.

SINOPSE: Numa ilha deserta vivem escorpiões e bandidos, ao pé de esqueletos de bispos deixados ao sol. Um cortejo oficial desembarca na ilha, para celebrar o lançamento da primeira pedra da Roma imperial. A cerimónia é perturbada por um casal que se abraça e rola na lama. O homem é preso mas foge, reencontrando a amada numa festa. Enquanto isto acontece, no castelo de Selliny, Cristo parece satisfeito por participar nas comemorações dos Cento e Vinte Dias de Sodoma.

Hoje, pelas 21h30, no Cine Solmar.

Sem comentários:


rings