6/30/2010

O 9500 ESTEVE LÁ

Na segunda-feira dezenas de profissionais do cinema português reuniram-se no cinema São Jorge num protesto contra a cativação de 20% das verbas a todos os organismos dependentes do Ministério da Cultura, em Lisboa, incluindo assim o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Dessa reunião surgiu um comunicado oficial, em que se exige "a revogação imediata na redução de 10% prevista no artigo 49.º do decreto-lei de execução orçamental"; solicita-se à ministra da Cultura que "diligencie de imediato junto do Ministério das Finanças a desactivação dos 20% de receitas próprias do ICA relativos a 2010"; que "consubstancie as suas promessas de uma nova lei do cinema, com propostas concretas e que envolva os representantes do sector com a maior brevidade possível na discussão dessa nova lei e dos novos mecanismos de financiamento do sector que lhe estão inerentes". E convoca-se "todos os artistas e agentes culturais das outras artes para uma reunião pública a realizar na próxima segunda-feira, dia 5, em local e hora a determinar".

Este grupo de profissionais do cinema refere ainda em comunicado: "Não recusamos fazer parte do esforço de combate à crise, na medida em que este seja justo e equilibrado. Não podemos é aceitar uma revisão unilateral dos termos de contratos relativos a projectos cujas despesas estão em grande parte já comprometidas."

Este comunicado de protesto teve 190 signatários, em que se encontram nomes como João Botelho, Rita Blanco, Nuno Lopes, João Canijo, Pedro Costa, Serge Trefaut, Sandra Cóias, João Mário Grilo, Pedro Borges, Luís Urbano, Ivo Canelas ou João Salaviza.

DN Artes

6 comentários:

Unknown disse...

Houve novo encontro, desta vez no Teatro Maria Matos em Lisboa e com representantes das várias áreas de produção cultural. Desta vez não foi possível estarmos presentes mas creio que não nos devemos alhear deste assunto. Do encontro de ontem saiu um texto endereçado à Ministra que neste momento já tem mais de 360 assinaturas (incluindo a minha)! Podemos, portanto, participar online.

Vitor Marques disse...

Aqui fica o link para a petição. Leiam e se concordam participem.
> http://www.peticaopublica.com/?pi=DL72A

Unknown disse...

Já vai em mais de mil assinaturas!

Unknown disse...

E agora em mais 1400!!!

Unknown disse...

Ultrapassou as 4 mil assinaturas e a Ministra (e amigos) recuou! Afinal a democracia pode ser mais directa e democrática do que parece!

Unknown disse...

No primeiro encontro estiveram cerca de 200 pessoas ligadas ao cinema! No segundo, no Maria Matos, estiveram cerca de 600 pessoas ligadas às várias áreas da cultura! A Ministra recuou!
A malta decidiu agora continuar unida a debater as questões que nos dizem respeito!!!
Nunca se tinha visto tal! E por cá? Será que não temos problemas comuns? Será que não vale a pena falarmos uns com os outros?


rings