3/10/2011

SESSÃO 57

::: SESSÃO ESPECIAL :::

OS 2 DA (NOVA) VAGA, de Emmanuel Laurent


Os 2 DA (NOVA) VAGA é a história de uma amizade. Jean-Luc Godard nasceu em 1930, François Truffaut dois anos mais tarde. O amor pelo cinema juntou-os. Escreveram nas mesmas revistas: Cahiers du Cinema e Arts. Quando o mais novo dos dois se tornou realizador com OS 400 GOLPES, que triunfou em Cannes em 1959, ajudou o velho amigo a entrar no mundo da realização, oferecendo-lhe um argumento que inclusivamente já tinha título: O ACOSSADO.

Durante a década de 60 apoiaram-se mutuamente, até 1968 altura em que a história e a política os separa: Godard envolve-se nas políticas revolucionárias e Truffaut continua o seu percurso artístico sem influências do contexto social e político. Entre os dois, estava Jean-Pierre Leaud, como uma criança filha de pais separados e desavindos. A amizade de Godard e Truffaut, bem como o seu afastamento, fazem parte da história do cinema francês.

Recorrendo a imagens de arquivo, a excertos dos filmes dos dois realizadores e folheando recortes de imprensa da época, OS 2 DA (NOVA) VAGA leva-nos de volta a uma década que transformou o mundo.



14 de Março (Segunda-Feira), pelas 21h30, no Cine Solmar

Sem comentários:


rings