7/06/2011

ANA VIEIRA: E O QUE NÃO É VISTO — O Dia Seguinte



A propósito da exposição Muros de Abrigo, que proponha uma retrospectiva da carreira de Ana Vieira, Jorge Silva Melo assinou este documentário, intrinsecamente televisivo, cuja realização nunca pretende soçobrar a visão da entrevistada, pois são as experiências proporcionadas pela sua obra que realmente dão vida ao filme.

As obsessões, aspirações e concretizações artísticas de Ana Vieira são, aqui, competentemente explicadas pela própria criadora, registada pela câmara de um modo quase tão fugidio quanto as suas instalações que "brincam" com sombras e espaços, permitindo assim a compreensão, por parte do espectador menos familiarizado, de um dos mais singulares percursos criativos portugueses da actualidade.

ANA VIEIRA: E O QUE NÃO É VISTO recusa, contudo, entrar na intimidade pessoal da criadora — a referência a esse facto não é sinónimo de defeito — ficando apenas manifesto a obra artística. Porque aquilo "que não é visto", muitas das vezes, suscita uma maior e satisfatória curiosidade...

Samuel Andrade.

Nota: este texto reflecte apenas a opinião do autor, não representando a visão geral do 9500 Cineclube.

Sem comentários:


rings