2/22/2010

AGENDA | SESSÃO 1



O 9500 Cineclube inicia hoje a sua actividade com o filme Les Rendez-Vous de Paris / Os Encontros de Paris (1995), incluído no ciclo Eric Rohmer, realizador do qual se exibirão ainda os filmes L’Anglaise et le Duc / A Inglesa e o Duque (2001), Triple Agent / O Agente Triplo (2004 ) e Les Amours d’Astrée et de Céladon / Os Amores de Astrée et Céladon (2007). Os filmes deste ciclo serão mostrados alternadamente com os de um outro ciclo, Cinema no Feminino, que se estreará com Les Plages d’Agnès / As Praias de Agnès (2008), o último filme da cineasta belga Agnès Varda.

::::::::::

ERIC ROHMER

De seu verdadeiro nome Maurice Henri Joseph Schérer, Eric Rohmer (1920-2010, francês), adoptou este pseudónimo em referência a dois nomes para ele importantes: o do realizador austro-húngaro Erich von Stroheim e o do britânico Sax Rohmer, criador literário da série Fu Manchu.

Fez crítica de cinema em diversas revistas e, entre 1957 e 1963, foi redactor-chefe dos Cahiers do Cinéma. Escreveu artigos importantes sobre Rossellini, Hawks, Renoir e Mizoguchi, e é co-autor, com Claude Chabrol, do ensaio Hitchcock (1957). Apesar de ser um dos grandes nomes dos Cahiers e o primeiro deles a lançar-se na realização, a sua fama só ultrapassa o círculo mais estreito de cinéfilos em 1969, com Ma Nuit chez Maud. Rohmer foi também professor universitário, combinando o ensino com a realização (a sua tese de doutoramento intitula-se Organisation de l’Espace dans le “Faust” de Murnau).

Da sua filmografia destacam-se o já referido Ma Nuit chez Maud (1969), Le Genou de Claire (1970), L’Amour l’Après-Midi (1972), La Marquise d’O (1976), Pauline à la Plage (1983), Le Rayon Vert (1986) e L’Anglaise et le Duc (2001). Alguns dos seus filmes organizam-se em séries, tais como Contes Moraux (6 filmes), Comédies et Proverbes (6 filmes) e Contes des Quatre Saisons (4 filmes), claramente identificadas com a literatura. Rohmer também foi escritor.

Entre outros prémios, foi galardoado nos seguintes festivais: Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 1967, 1983 e 1992; Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, em 1970; Festival de Cinema de Cannes, em 1976; Festival de Cinema de Veneza, em 2001.

::::::::::

LES RENDEZ-VOUS DE PARIS [1995]

Les Rendez-Vous de Paris, é um filme em três episódios, vagamente relacionados: Les Rendez-Vous de 7 Heures, Les Bancs de Paris e Mère et Enfant 1907. No primeiro, Esther tenta provocar ciúmes ao seu mulherengo namorado, procurando um novo amante. Encontra um bom candidato no mercado de Montmartre, com quem combina um encontro nessa noite num café de Beaubourg. Lá, ele rouba-lhe a carteira e desaparece. Mais tarde, uma estranha devolve a carteira a Esther, convencendo-a a regressar a Beaubourg para encontrar o ex-amante. Esther acompanha-a e depara-se-lhe uma surpresa. No segundo um casal passeia, namora e conversa num parque. Combinam passar dois dias num hotel, como turistas, enquanto o namorado dela está fora. Uma surpresa altera os seus planos. Na última parte, um pintor combina um encontro num café com uma turista sueca. Vendo uma outra mulher, segue-a e esquece o encontro marcado. Afinal, esta última é casada e aconselha-o quanto à sua vida amorosa. Este conselho traz surpresas ao pintor.

Realização: Eric Rohmer.
Argumento: Eric Rohmer.
Fotografia (cor): Diane Baratier.
Décors: Pierre De Chevilly.
Música: Sébastien Erms.
Montagem: Mary Stephen.
Interpretação: Clara Bellar (Esther), Antoine Basler (Horace). Mathias Mégard (Flirt), Judith Chancel (Aricie), Malcolm Conrath (Felix), Cécile Parès (Hermione), Olivier Poujol (rapaz no café), Michael Kraft (pintor), etc.
Produção: La Compagnie Eric Rohmer e Canal+.
Distribuição (França): Les Films du Losange | (Portugal): Atalanta
Produtor: Françoise Etchegaray.
Duração: cerca de 95 minutos.
Estreias: 22 de Março de 1995, em Paris, e 27 de Setembro de 1996, em Lisboa.

Sem comentários:


rings