2/25/2011

SESSÃO 53

::: 1º ANIVERSÁRIO DO 9500 CINECLUBE :::

THIS LAND IS MINE, de Jean Renoir




Hoje, pelas 21h30, no Cine Solmar

2/13/2011

SESSÃO 51

::: CICLO HISTÓRIA DO CINEMA :::

O COURAÇADO POTEMKIN, de Sergei Eisenstein



Em 1926 a Academia Americana de Artes elegeu-o como "melhor filme do mundo", e em 1958 a Exposição Internacional de Bruxelas considerou-o "melhor filme de todos os tempos e de todos os povos".

Este filme de Sergei Eisenstein é tido, unanimemente, como um dos melhores de sempre da História do Cinema e uma obra (praticamente) insuperável: pela sofisticação formal, pelo prodigioso exercício de estilo, pela montagem inovadora, pela estética de ruptura, pela sublime plasticidade das imagens.



Amanhã, pelas 21h30, no Cine Solmar.

2/04/2011

SESSÃO 50

::: CICLO ARTES PLÁSTICAS :::

A CORAGEM DE LASSIE, de Francisca Manuel



A CORAGEM DE LASSIE é um filme sobre Ana Jotta ou sobre o seu trabalho? Talvez seja sobre uma espécie de superfície (cujo equivalente material, no filme, é o ecrã que a imagem cinematográfica supõe) onde as duas coisas se entrelaçam suavemente. O filme não quer «aprofundar» muito, não quer «ver muito», seja do atelier, seja da casa, seja da própria Ana Jotta. Há uma distância, e, por seu intermédio, tudo desliza em ambas as superfícies, como um ritornello de Ana Jotta. São estes os efeitos mais sensíveis e onde é inscrita a ética da distância deste filme.

Edmundo Cordeiro
Amândio Coroado
(in "folha de sala" da Cinemateca Portuguesa, 2009)



07 de Fevereiro (Segunda-Feira), pelas 21h30, no Cine Solmar

rings